Em 19 de fevereiro realizamos o III Encontro da Rede de Orçamento (REDOR), reunindo mais de 180 servidores públicos que trabalham na área orçamentária estadual. O Encontro da REDOR está consolidado na agenda da Secretaria de Planejamento e Gestão e ocorre por ocasião da publicação do Decreto de Programação da Execução Orçamentária de 2025 que abre o exercício financeiro anual do Estado do Rio de Janeiro.

Realizada no Auditório Machado Guimarães, da Procuradoria Geral do Estado, o evento contou com a presença de toda a equipe técnica da Subsecretaria Adjunta de Orçamento (SUBAORC), unidade administrativa da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SUBPLO), fortalecendo a integração com os técnicos dos órgãos setoriais para divulgação do Decreto nº 49.509/2025.

A reunião foi aberta pelo Subsecretário de Planejamento e Gestão, Rafael Abreu que fez uma retrospectiva do ano de 2024, destacando os êxitos alcançados frente aos desafios enfrentados no decorrer do exercício. Destacou a colaboração entre as equipes do órgão central e dos órgãos setoriais fortalecidos com a grande participação nas capacitações e oficinas promovidas pela SUBAORC.

Em seguida a Subsecretaria Adjunta Monica Sousa detalhou as temáticas discutidas nacionalmente em razão da sua participação no Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) que trazem para o nível estadual a inclusão de temas para novos processos de trabalho na gestão orçamentária e tratamento dos dados orçamentários a fim de aprimorar a qualidade do gasto público.

A Assessora Celia Regina de Paula apresentou alguns dados sobre o perfil dos participantes da REDOR, destacou o site da REDOR onde está disponibilizada a legislação estadual da área do orçamento; orientações para execução de tarefas e processos de trabalho.

Os resultados obtidos com a realização das oficinas de demonstrativos de receitas próprias de 2024 foi apresentado pela Superintendente de Estudos Fiscais, Beatriz Sá, que detalhou as boas práticas estabelecidas com a realização dessas ações. A Superintendente destacou as novas ferramentas na área da receita e como acessá-las no site da REDOR. Finalizou sua apresentação anunciando a agenda de eventos de 2025.

A Superintendente de Programação Orçamentária, Daniela Bibiani destacou as boas práticas para realizar as tarefas na área da despesa em 2025. Citou os resultados das oficinas realizadas em 2024 e para 2025 evidenciou o aprimoramento com a nova ferramenta de planejamento orçamentário da despesa disponibilizado no site da REDOR. Agradeceu a colaboração de todos na realização da tarefas para liberação do orçamento em 2024 e anunciou a programação para o primeiro semestre de 2025, com a realização de três ações – oficinas e capacitações – para o aprimoramento dos processos de trabalho e do planejamento orçamentário.